terça-feira, 29 de novembro de 2011

LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE OS 60 ANOS DO DESASTRE DE TREM (O MAIOR DO CEARÁ)

PQAAAGY19-nFMDjvN3N2hGPuWMv7w2zdOjqZ4Vi-Sz_RWyBuc8GrjGSy8f8U6rmpbRO9QMYCZ4WrvSU_FdLLvbE2KLQAm1T1UK6d6dUJM-Todunkwsol5RcnGNzCOCORRIDO EM PIQUET CARNEIRO NA MANHÃ DO DIA 17 DE DEZEMBRO DE 1951

"MORTE NO QUILÔMETRO 322"  é o título que identifica meu mais recente trabalho  ( o 7º na ordem! )  relacionado à  pesquisa histórica de nosso município,  Piquet Carneiro.

Trata-se de um documentário, por mim organizado, a partir de constantes pesquisas  que pude efetuar,  nos principais jornais da época, acerca do maior acidente com trem de passageiro da História da extinta Rede de Viação Cearense, acontecido exatamente no quilômetro 322 da RVC, bem próximo da estação de Piquet Carneiro.

Após um texto introdutório, ponho à disposição dos leitores (professores, estudantes, historiadores, pesquisadores etc) um cabedal de informações "garimpadas"  nos periódicos mais consagrados da época, como O POVO, O NORDESTE, DIÁRIO DO POVO, O UNITÁRIO - E  ATÉ MESMO  DO DISTANTE JORNAL DO BRASIL -editado no Rio de Janeiro.

No final do livro, exponho a MEMÓRIA ICONOGRÁFICA do acidente, a partir de fotos que conservo em meus arquivos.

A publicação da obra está prevista para ocorrer no Dia Municipal do Estudante Universitário   (18 de dezembro)   com o total apoio do Governo do Município, mediante as secretarias da Educação e da  Cultura (SEJUC).

EXPEDIENTE:

MORTE NO QUILÔMETRO 322 (DOCUMENTÁRIO)

AUTOR: OSMAR LUCENA FILHO

CONCEPÇÃO (ARTE)  DE CAPA: DIEGO VIEIRA BARBOSA

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS SEJAM CREDITADOS  À PROFESSORA FRANCISCA GOMES DE MORAIS, PELO APOIO, COLABORAÇÃO E INCENTIVO (INCLUSIVE NA CESSÃO DE ALGUNS JORNAIS)

APOIO CULTURAL: GOVERNO DO MUNICÍPIO / SEDUM E SEJUC

Por Osmar Lucena Filho

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"