segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Evolução Tecnológica

    As grandes invenções, sempre partiram do pensamento de um “sábio”, que muitas vezes não chegou a concretizar suas ideias. Mas outro, em tempo oportuno as desenvolveu, acrescentando componentes ao projeto ou programa inicial. Assim aconteceu com grandes nomes como: Nikola Tesla (Austríaco/1856-1943), Guglielmo Marconi (Italiano/1874-1937), James Clerk Maxwell (Britânico/1831-1879)... Considero o rádio, como princípio das grandes invenções. Pois a partir das ideias elaboradas por Tesla, Marconi, Maxwell e outros. Novas invenções ou descobertas foram concretizadas, e nos dão conforto e bem estar. Seus autores e desenvolvedores, pouco são conhecidos, mas prestaram grande serviço a humanidade ao darem prosseguimento as pesquisas iniciais.
    Quando pensamos em tecnologia, descobertas, invenções, sempre lembramos de mecânica, eletrônica e afins. Mas outras pesquisas e descobertas, tem beneficiado os seres vivos (animais) em todo mundo. Refiro-me ao campo da medicina. E colocaria em primeiro lugar, a descoberta da anestesia. Os primeiros usos de anestésicos que se tem noticia são de 1773, quando da descoberta do dióxido de nitrogênio (gás hilariante), por Joseph Priestley, mas não surtiu o beneficio desejado, que seria a ausência de dor sem efeitos colaterais ao paciente. Em 1846, Boston, Estados Unidos, Thomas Green Morton (dentista), apresentou sua invenção ao mundo ao anestesiar e ajudar em uma operação realizada pelo Cirurgião John Collins  Warren. Primeira anestesia geral, que se tem notícia, usando inalação controlada de éter. No Brasil, a primeira cirurgia usando anestésico aconteceu em 1847, pelo médico Haddock Lobo. Hoje usa-se processos modernos e eficazes, para anestesiar um paciente, diminuindo assim os riscos e o mal estar pós operatório.
    Afirmo e tenho convicção, que a anestesia foi a maior descoberta de todos os tempos. Imagine-se amarrado em uma cama com várias mãos te segurando e  tua boca cheia de panos para não gritares. Um verdadeiro terror. Uma tortura. A segunda grande invenção foi o rádio, pois em comunicação tudo começou com ele. E usando os mesmos componentes tudo se desenvolveu.
    O primeiro caso de anestesia perfeita aconteceu, quando Deus fez Adão dormir e tirou sua costela para formar a mulher. Diz a Bíblia, que não ficou cicatriz e Adão de pronto já estava restabelecido. Genesis, 2.18-24.

 http://ptemfrente.blogspot.com
Jocicler Vieira
     jociclervieira@r7.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"