Heinrich Rudolf Hertz, físico alemã, * 22 /02/1857 - † 01/01/1894. Foi o primeiro a registrar experiências com radiação eletromagnética. Transmitindo e recebendo sinais através das ondas. Usando para isso, antenas experimentais. Baseou suas pesquisas nas teorias de Maxwell, Weber, Helmhortz. Em 1888 Hertz comprovou a existência das ondas de rádio. Descobriu que sua velocidade de propagação é igual a propagação da luz no vácua. Descobriu também que as ondas podem ser moduladas, se propagam na mesma direção, podem ser polarizadas, sofrem reflexão e refração. Nas medidas do Sistema Internacional de Unidades, a freqüência é medida em hertz (Hz).
Sempre que usamos as palavras megahertz, gigahertz, etc. Estamos homenageando o descobridor dessa maravilha chamada antena, que tanto nos auxilia e nos permite facilidades que nem foram imaginadas por ele. Guglielmo Marconi deu prosseguimento as descobertas de Hertz e aplicou na prática tudo que havia sido descoberto e projetado antes. No Brasil, o Pe. Roberto Landell de Moura, fez várias experiências no campo das comunicações sem fio, sendo o verdadeiro inventor do rádio. Fato que não foi registrado oficialmente pelo descaso das autoridades e da imprensa brasileira.
Não há comunicação à distância (sem fio), se não houver uma boa antena. Hoje vivemos em uma Aldeia Global, (Marshall McLuan), que tem se concretizado a cada dia, com o advento do celular e principalmente da internet. Quando McLuan divulgou a teoria de aldeia global, não passava de uma idéia com base na comunicação via satélite. Hoje tudo faz sentido, pois estamos ao lado dos japoneses, sentindo e vivendo seus problemas e vitórias. Mesmo de lados opostos desse lindo planeta azul chamado terra.
Jocicler Vieira
Programa Tocando em Frente
http://ptemfrente.blogspot.com
Nenhum comentário :
Postar um comentário