sábado, 5 de fevereiro de 2011

Idoso e Internet

Coluna Retratos – Projeto Idoso Mídia

    Estamos em um mundo que vive um processo de evolução constante; processo esse iniciado principalmente a partir dos anos 90 com a criação da Rede Mundial de Computadores, ou simplesmente Internet para os mais íntimos.

    Para as pessoas que nasceram muito antes dessa época tornou-se complicado não apenas o aprendizado acerca das funções dessa máquina cheia de utilidades como também dificilmente alguém podia adquirir tal bem devido seu valor elevado.

    Os idosos de Piquet Carneiro que foram vítimas dessa exclusão já não tem mais do que reclamar, pois graças ao Projeto Idoso Mídia – uma parceria da STDS com a Setas – os mesmo participaram da Oficina de Informática e Internet, oferecendo a eles uma oportunidade antes muito distante.

    O Sr. Roseli, participante assíduo do grupo da 3ª idade do Catolé da Pista, nos revelou uma história cada vez mais comum, da qual um amigo seu foi protagonista. Segundo ele, esse seu amigo decidiu reencontrar seus parentes depois de muito tempo que não os via, ignorando inclusive onde se encontravam. Pediu ajuda a um conhecido para que o auxiliasse a realizar esse sonho por meio da Internet. Não demorou muito e ele logo encontrou e foi morar com seus parentes.

    Se não fosse pela idade já adiantada desse amigo essa história não teria assim tanta importância, mas nessas circunstâncias ela mostra que o idoso está perdendo o medo do computador e buscando se beneficiar das suas ferramentas, sem preconceitos. A verdade é que não existe essa de “tô velho pra isso” “tô velho praquilo”, quem quer e tem força de vontade redescobre suas capacidades, e o Projeto Idoso Mídia vem provando isso ao colocar os idosos em contato com esses diversos meios de comunicação.

    Não se engane achando que os idosos procuram apenas familiares na Internet, há também alguns que procuram sua alma gêmea. Qual o problema? O amor não tem idade!

    Confira na próxima coluna alguns repentes do poeta Antonio Marculino, um dos artistas da 3ª Idade.

 
Cinésio Lima

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"