sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

I Marcha Municipalista do Ceará debate desafios para a agricultura familiar

No primeiro dia da Marcha Municipalista do Ceará diversas autoridades estiveram reunidas para debater a temática: “Políticas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar”. A presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, o prefeito de Piquet Carneiro, Expedito do Nascimento e a prefeita de Tiangua, Natalia Félix, receberam o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra, presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, presidente do Condetec, Josafá Martins, além do representante do Banco do Brasil, Paulo Sucupira, e da Fetraece, Emanuel Oliveira.  
Dando início as apresentações, o secretário Nelson Martins explanou sobre as diversas ações que a pasta vem promovendo para garantir o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, como por exemplo: a construção de cisternas de placa, investimento no Programa Garantia Safra, ações que promovam a defesa agropecuária, entre outros. Em sua fala, o Secretário garantiu que para efetivar essas iniciativas no Ceará é de fundamental importância a parceria com as gestões municipais.
Ainda no âmbito da agricultura familiar, Francisco Sombra ressaltou a importância desse setor para a geração de renda e emprego para os produtores rurais brasileiros. Complementando esse pensamento, o representante do Banco do Brasil reafirmou que a promoção do crescimento desse setor agrícola é a garantia do desenvolvimento do Brasil. Dando continuidade ao debates, o presidente da Ematerce discorreu sobre a necessidade do Ceará incentivar os agricultores a produzirem cada vez mais e falou também sobre o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Encerrando o painel, Eliene Brasileiro salientou que as pequenas ações promovidas nos municípios e que fortalecem a agricultura local são responsáveis por mudar o cotidiano das famílias, proporcionando mais oportunidades e contribuindo para a redução da pobreza. “É por isso que a agricultura familiar é uma grande saída para o desenvolvimento das nossas cidades e do Estado”, finalizou.
 
Fonte: www.aprece.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"