sábado, 5 de fevereiro de 2011

Distrito de Mulungu Festeja São Sebastião (20 De Janeiro)

image    Na crônica eclesiástica de Piquet Carneiro, a Capela do Distrito de Mulungu, cujo padroeiro é São Sebastião, ocupa um lugar de destaque.
De fato, aquele templo existe há mais de um século, pois há provas incontestáveis de que, já nos albores do século XX, em 1906, o então vigário de Mombaça, Pe. Pedro Leão Paz de Andrade (+ 1943),  lá oficiava missas, ministrava sacramentos, pregava, enfim, para os fieis desejosos de  ouvir a Palavra de Deus.
    O Povo de Deus, residente em Mulungu,  acabou, assim, de festejar, mais uma vez, o seu santo Orago,  São Sebastião.
    Segundo a Hagiografia, isto é, os escritos relacionados à vida dos santos,   Sebastião  era um militar,  e sofreu a palma do martírio debaixo da perseguição movida aos seguidores de Cristo, efetuada   por ordem de  Diocleciano, imperador de Roma, no ano 286 d.C.
    A Festa Litúrgica do dia 20 de janeiro foi precedida da celebração de um novenário, bem animado pela equipe de liturgia, sob a orientação do adm. paroquial de Piquet Carneiro, Pe. Jaime. O tema geral das novenas  manteve sintonia com o peíodo em preparação do Jubileu de Ouro da Diocese de Iguatu.
    Ao cair da tarde do dia 20, Pe. Jaime presidiu à Santa Missa de encerramento da Festa, de que participaram muitos devotos de São Sebastião, vindos de muitas regiões locais, bem como  d´outros lugares.
    Registre-se, nesta nota, uma palavra de gratidão ao Governo do Município, por haver cedido, mais de uma vez,  veículos,  de sua frota,  a fim de que os  católicos,  residentes na sede da paróquia,  viessem também  a participar do novenário.
    Os recursos monetários arrecadados (parte social)  se converterão, oportunamente, em benfeitorias para a própria Capela, que está a merecer, é bem verdade, alguns reparos, e até mesmo construções,  tais como a inserção do forro e do piso.
Por Osmar Filho

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"