quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Algodão em Piquet Carneiro através do cooperativismo

Embrapa Algodão participa de projeto de revitalização da cotonicultura no Ceará

Desenvolver a cultura do algodão no Estado do Ceará por meio do cooperativismo. Este é o desafio do Projeto Algodão, liderado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), com a parceria da Embrapa Algodão, Banco do Nordeste, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-CE) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado Ceará (SDA), através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

Imagem_noticiaNa última sexta-feira (4), representantes dessas instituições reuniram-se em Fortaleza para definir as etapas do projeto que será implantado em dez municípios cearenses – Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Acopiara, Iguatu, Cedro, Lavras da Mangabeira, Morada Nova e Quixelô.

Inicialmente, o projeto capacitará 30 técnicos agrícolas e da área de organização e gestão cooperativista, que por sua vez, farão a capacitação dos produtores envolvidos no projeto. Ao todo, serão capacitados cerca de mil produtores nos dez municípios. “A nossa meta é contribuir para o cultivo de uma área de dois mil hectares no próximo ano”, diz o supervisor da Área de Comunicação e Negócios Tecnológicos da Embrapa Algodão, Waltemilton Cartaxo.

Segundo Cartaxo, o projeto será executado com foco na safra 2012, mas a capacitação dos técnicos envolvidos com a cultura do algodão começará a partir do segundo semestre deste ano. Além da capacitação técnica, a Embrapa Algodão também dará orientações sobre o sistema do cultivo, mecanização, conservação do solo, combate ao bicudo, processamento da fibra, entre outros.
O chefe geral da Unidade, Napoleão Beltrão, ratificou a importância da parceria institucional do projeto. “Eu acredito na união de competências para reintroduzir o algodão no Ceará, unindo tecnologia e organização cooperativista para fortalecer a cadeia produtiva nesse Estado que tem o segundo pólo têxtil de consumo de fibra de algodão do Brasil, com um consumo anual superior a 200 mil toneladas”, destacou.

Fonte: http://www.cnpa.embrapa.br/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"