terça-feira, 16 de novembro de 2010

Opinião sobre o ENEM

MainEu fiz a prova amarela, e quanto a isso não me atrapalhei...Mas como esse não é o único erro, uma nova prova deve ser feita para todos.

Faço e com prazer, desde que o método que a UFC usava antes da vinda do ENEM NÂO volte!

O ENEM veio para MASSIFICAR, se não me entenderam, estou dizendo que o ENEM veio para dar oportunidade a todos e não apenas aos que tem condições de pagar bons colégios e ensino de alta qualidade. Eu sou uma das pessoas que se sente grata pela vinda do ENEM.(é bom não esquecermos que a maior parte da população não tem condições de estudar nas melhores escolas e que isso não nos tira o direito de fazer cursos como medicina, direito ou qualquer outro que queiramos). O ENEM veio sim, como uma forma de DEMOCRATIZAÇÂO.

Mariane Ferreira Vieira

3 comentários :

  1. Felizardo comentário.
    Também acredito que o ENEM deve ser valorizado e visto como um método que veio para ajudar não a uma pequena porção , mas a grande parte de nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  2. O Enem é uma vergonha para esse país, pois ele induz ao aluno o desinteresse dos estudos, Enem não é uma prova de conhecimento e sim de bom censo, qualquer um pode fazer e passar. E o motivo de disserem que o método tradicional da federais(Específicas) excluem pessoas pessoas de uma renda menor, não é um argumento muito bom, pois se o aluno é esforçado, inteligente e sabe o que quer seguir em sua carreira profissional ele consegue passar, como muito esforço e estudo, mas passa. E muitas vezes por serem esforçados e conseguirem boas notas em seu colégio, conseguem bolsas para colégios grandes e de alta qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Vestibular NÃO "testa" conhecimento, e só existe porque o numero de vagas disponível é infinitamente menor que o necessário para alocar tantos alunos. Nas grandes emergências dos hospitais existe um verdadeiro vestibular para decidir quem vive e quem morre. Eu já vi, infelizmente, médicos decidindo quem seria atendido, baseado nas condições de sobrevivencia do acidentado. Assim é nosso vestibular. Não elimina quem não está capacitado, mas centenas de alunos capacitados e preparados, ficam de fora da faculdade simplesmente porque não há vagas. Muitas vezes empurrados de uma a outra serie, sem aproveitamento especifico em algumas matérias que, nem professor capacitado tem para ensinar, deixando as escolas com muitas aulas vagas durante todo ano. É muita politicagem e pouco resultado. Procure um filho de deputado, senador, governador, juiz etc. Que quis estudar e não conseguiu passar no vestibular e por isso nunca se formou. É muito difici....

    ResponderExcluir

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"