terça-feira, 28 de setembro de 2010

Briga pelo Senado fica acirrada

Pela primeira vez, Tasso não lidera isoladamente a disputa. Está agora tecnicamente empatado com Eunício Oliveira, que cresceu sete pontos, enquanto o tucano caiu quatro. Mas José Pimentel também se aproxima e aparece em situação de empate técnico com Eunício.20100928025328606733e

Como são dois votos para o Senado, a soma dos percentuais totaliza 200%. Nesta pesquisa, porém, pela primeira vez, o Datafolha divulgou também os percentuais de votos válidos. Este é o critério que o Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) adota na apuração dos resultados. A base de cálculo, assim, deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos.

Brancos, nulos e indecisos são excluídos e, nesse caso, a soma dos votos dos candidatos totaliza 100%. Nesse cálculo, não há mudança nas tendências, mas altera-se o percentual obtido pelos candidatos. Por  isso, os índices de intenções de voto são inferiores aos registrados quando se considera o total de eleitores.

Nessa forma de cálculo, Tasso tem 33% das intenções de voto. Eunício fica com 31% e Pimentel, 27%. Na hipótese de variação máxima da margem de erro, há tríplice empate técnico. Alexandre Pereira tem 3%. Os demais candidatos todos figuram com 1%, cada.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"