quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pelos Caminhos da História - O Centro Educacional Sagrado Coração De Jesus (Final)

PERÍODO CRONOLÓGICO QUE VAI DE 1989 A 1996
O ANO LETIVO DE 1989
                       A direção do Ginásio e o Setor Contábil desta ganham, a partir de 1989, mais respaldo, com a atuação da 1ª dama do município, Maria Neuma Bezerra das Chagas.
         Como de praxe, houve, em dezembro, a solenidade de entrega de certificados, para a turma de ensino fundamental; e, de diploma, de técnico em Contabilidade, para a turma de ensino médio. O corpo docente foi basicamente o do ano anterior.
O ANO LETIVO DE 1990
                  O Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus adentra, no ano de 1990, na sua derradeira fase, posto que, em janeiro de 1997, viria a ser extinto.
Os concludentes de 1990, em relação ao Ensino Fundamental (8ª série), foram estes: Francisco das Chagas Magalhães e Silva Júnior / Maria do Socorro Andrade de Oliveira / Rosa Maria Rodrigues de Morais / Francisco Nicomedes Damasceno Marques / Ana Lorena Nascimento Moreira / Kilvia Maria Fernandes Rodrigues / José Lopes de Morais Júnior / Régia Gardênia Paula da Silva / Gléucio Lobo Gomes / Edileuza Araújo da Silva / Alvanisa Barbosa da Silva / Eldon Francisco Costa de Morais / Rosiana Rosa de Oliveira / Antônia Zilma Batista Moura / Francisco Iranildo de Oliveira / Maria Ceny Isidoro de Alencar / Ludwik Gonçalves Vieira / Maria Eronice Nascimento Nunes / Francisco Wagner de Castro Medeiros / Maria Ornete Lopes de Morais / Maria Valdelúcia da Silva / Maria Zélia Oliveira Lima / Luzineide Jorge de Moura.
CORPO DOCENTE, DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM 1990:

           Osmar Lucena Filho / Maria de Lourdes Damasceno Marques / José Elicler Alves Vidal / José Émerson Alves Lucena / João de Andrade Rosa / Maria Lúcia Rodrigues de Morais / Wanderley Vitoriano de Oliveira. NOME DA TURMA: Deuzimar Bezerra de Alencar.
              PATRONO: Maria Neuma Beserra das Chagas. PARANINFO: Francisco Pinheiro das Chagas. ORADOR: Francisco Nicomedes Damasceno Marques.
O ANO LETIVO DE 1991
Em março de 1991 o Prof. João Eudes Alves Lucena é empossado no cargo de Diretor do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus. A seguir a linha de sucessão, Eudes será o sétimo, e último professor, a ocupar a sobredito encargo. Organiza-se o Conselho Comunitário, ficando, à testa deste, como presidente, a Profa. Maria Neuma Bezerra das Chagas, então Primeira Dama do município. Já o Setor Financeiro é coordenado por Albenor Araújo. 
O BIÊNIO 1992/1993
   No decurso do biênio 1992 e 1993 as atividades se desenvolveram dentro da mais plena normalidade. O Corpo Docente, a passa a contar, partir de agosto de 1993, 
com mais um professor: Paulo Roberto Brito Pimentel.
O ANO LETIVO DE 1994
         TÉCNICOS EM CONTABILIDADE-TURMA DE 1994
   PROGRAMAÇÃO: Dia 15.12.1994 - Missa em Ação de Graças / Dia 17.12.1994 - Solenidade de diplomação. PÁGINA DE DESTAQUE: MARIA LUCILDA BARROS BEZERRA, Prefeita Municipal. CORPO DOCENTE HOMENAGEADO: João Eudes Alves Lucena / Osmar Lucena Filho / João de Andrade Rosa / Maria Neuba Nunes Paulino / José Saraiva Filho. HOMENAGENS ESPECIAIS: Maria Lucilda Barros Bezerra (Patrona) / Carlos César Alves Bezerra (Paraninfo) Joevan Pinheiro Otaviano (Turma). IN MEMORIAM: Gilvânia Alves da Silva, Joaquim Alves de Matos Neto, Maria de Lourdes Alves Lopes. AGRADECIMENTO: A DEUS, um voto: LOUVOR. AOS MESTRES, uma lágrima: SAUDADE. AOS ESPOSOS (AS) E FILHOS, um sentimento: AMOR. AOS PAIS, um sorriso: GRATIDÃO. AOS COLEGAS, uma promessa: AMIZADE. E A TODOS, o que de melhor possuímos: O CORAÇÃO.
TERCEIRANISTAS DE 1994
ESCOLA: CENTRO EDUCACIONAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
CURSO: TÉCNICO EM CONTABILIDADE
    ELENCO DOS CONCLUDENTES: Andréa de Melo Pinto / Cláudia Maria Batista de Freitas / Eloina Maria Fernandes / Francisca Cristina da Silva Sales / Francisca Lucineide Matos Bezerra / Fábio Isidóro de Alencar / Hortência Michelle Barbosa Victor / Hugo Carvalho da Silva / João Eudilan Pereira de Oliveira / Jane Mare Oliveira Silva / Kílvia Maria Fernandes Rodrigues / Maria Elba Vítor Gomes / Maria do Socorro Andrade de Oliveira / Maria Gorete Rodrigues de Araújo / Maria Izaíra de Figueiredo Fernandes / Rivelino Franco Rodrigues / Sâmia Margareth Alecrim Monte / Tereza Cristina Rodrigues de Moura / Vilmara Marques de Oliveira.
ANO LETIVO DE 1996
   A última turma de Técnicos em Contabilidade do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus foi a de 1996. A entrega de Diplomas deu-se, contudo, no dia 17 de janeiro de 1997, quando já eram visíveis os sinais de que o velho educandário fecharia suas portas.
    17 DE JANEIRO DE 1997: A ÚLTIMA SOLENIDADE DE ENTREGA DE CERTIFICADOS E DE DIPLOMAS AOS ALUNOS DOS CURSOS: FUNDAMENTAL E MÉDIO
    Sobre o que aconteceu naquele janeiro de 1997, em relação ao derradeiro ato solene de entrega de DIPLOMAS e de CERTIFICADOS aos alunos do Centro Educacional S. Coração de Jesus, dá-nos conta precisa a “ata” redigida na ocasião. Veja-se:
“Aos dezessete dias do mês de janeiro de mil novecentos e noventa e sete, às vinte horas, no Centro Social Urbano local, sito na Rua Zacarias Pinheiro da Silva, transcorreu a solenidade de término de curso dos alunos concludentes  dos Cursos de Primeiro e Segundo Graus (Oitava Série e Técnicos em Contabilidade), do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus. Composta a Mesa-Presidente, ao sinal do Diretor, Prof. João Eudes Alves Lucena, foram declarados abertos os trabalhos. Convidou-se, então, o aluno, terceiranista concludente, Paulo de Tarso Lucena Saraiva, o “orador” oficial das turmas. Em seguida, fez uso da palavra o Prof. Osmar Lucena Filho, o qual discursou em nome do Corpo Docente e na qualidade também de “padrinho” da Turma Técnico-Contábil. Na sua mensagem, mediante uma crônica de índole histórico-documental, o aludido professor referiu-se ao evento comemorativo dos trinta e cinco anos do Ginásio Coração de Jesus. Facultada a palavra, outras pessoas dela fizeram uso, sempre dirigindo aos concludentes palavras de estimulo e de parabéns, dentre as quais queremos destacar o discurso do representante do Senhor Prefeito Municipal, o Diretor-Fundador da Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, Pe. Francisco Alves Teixeira. A solenidade seguiu seu curso normal, com a chamada dos “concludentes”, o Juramento e, enfim, a outorga, por parte do Diretor, do título de Técnicos em Contabilidade, aos terceiranistas. E, para constar, eu, OSMAR LUCENA FILHO, servindo de secretário, redigi e lavrei a presente Ata, “ad perpetuam rei memoriam”. Piquet Carneiro-CE, 17 de janeiro de 1997. Osmar Lucena Filho, secretário.
CONCLUDENTES DAS ÚLTIMAS TURMAS 
   CONCLUDENTES DO CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE: Rejane Barbosa Lima, Antônio Marlos de Oliveira Silva, Isabel Cristina Alves Lopes, Léa Cristina de Melo Pinheiro Oliveira, Gilberto Alves Rodrigues, Claudiana Maia Otaviano, Ayla Maria de Souza da Conceição, José Ednardo Pereira do Nascimento, Francisca Cleide Matias de Sales, Maria Eulália Batista de Oliveira, Epitácio Fernandes de Souza, Paulo de Tarso Lucena Saraiva, Suerda Alves Fernandes, Fabrício Isidório de Alencar, Joana D´Ark Pereira, Francisco Nicodemos Damasceno Marques e Raimundo Pereira de Sousa.
   ENSINO FUNDAMENTAL (8ª SÉRIE): Luciana Abrantes da Silva, Josenira Alves Rodrigues, Vicemir Eliomar Sucupira de Santana, Josefa Vicelene de Santana, Cleurismar Rolim de Souza, Francisca Adriana da Silva Pinheiro, Késia Sousa Nascimento, Maria Vânia Clemente de Lima, José Vítor Oliveira Junior, Maria do Socorro do Nascimento, Maria de Lourdes Rolim Ferreira, Luiz Suderlan Vanderlei Ferreira, Séfora Gomes de Morais, Jucilene Gomes da Silva, Luciana Sales Moreira, Estênio Marques Bezerra, Giovanni Paolo Pinheiro Otaviano, Antônio Adones Coelho Jr, Ana Cláudia Menezes Rodrigues, Amaury Alves Rodrigues, Francisca de Sousa Sobreira, Juliana Patrícia Pinto Lopes, Rivoneide Domingos de Oliveira, Anderson Silva dos Santos, Sheila Kácia Pereira de Morais, João Geraldo Pinto Lopes, Francisco Aldenir Rodrigues Filho, Marcos Antônio de Oliveira Aires, Jurandi Alves da Silva, Maria Juraci Aires de Oliveira.
     Encerro esta crônica sobre o Ginásio Coração de Jesus, que as páginas do Informe me concedeu, desde dezembro de 2009, propalar, relembrando a letra, belíssima, do Hino da CNEC.
1.     Tu que tens mais riso e menos pranto. / Tu que tens mais paz e menos luta. / Fica em silêncio um minuto só; / Pára e escuta: "Como a luz que da Escola irradia. / E afugenta da treva o pavor. / Há-de o povo lutar e vencer / Sem temor! Sem temor!"
ESTRIBILHO
     Amigo, avante! / Na falange Cenecista / Ocupa o teu lugar / Pelo Brasil, Com fervor de idealista: TRABALHAR! TRABALHAR!
2.     Tu que tens mais riso e menos pranto. / Tu que tens mais paz e menos luta. / Fica em silêncio um minuto só; / Pára e escuta: / "Uma escola aberta em qualquer parte, Com as sobras do teu riso, de teus cantos, / Há-de transformar teu gesto em luz / Para tantos! Para tantos!"
Letra: Dulce de Oliveira Vermelho
Música: Juca Chagas

 ACERVO, PESQUISA E TEXTO:
OSMAR LUCENA FILHO

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"