quarta-feira, 7 de abril de 2010

Do mensageiro ao celular XII - TV digital

0830371            O “SBTVD” nosso sistema de TV Digital, já supera os demais com a incorporação de tecnologia genuinamente brasileira, como o  GINGA (middleware aberto e livre de royalties, permitindo assim o uso continua da TV, para os mais diversos fins, como educação a distância entretenimento com interatividade, informação e variedade de programas no mesmo canal).
             O nome GINGA, foi escolhido em homenagem ao povo brasileiro, pelo empenho constante na divulgação de nossa  cultura e na busca por igu aldade e liberdade para todos, principalmente no direito de informação e expressão. Foi desenvolvido nos laboratórios da  PUC-RIO e UFPB.
Ginga-NCL é um ambiente de apresentação multimídia para apresentações escritas em NCL       Ginga-J provê uma infra-estrutura de aplicação Java, e extensões voltadas ao ambiente de TV. O sistema já foi reconhecido pela UIT(União Internacional de Telecomunicação), e vai ser usado extensivamente, podendo ser modificado e melhorado sempre que se fizer necessário. 
              Como prometido vamos descrever as siglas mencionadas nos artigos anteriores: SBTVD-T(Sistema Brasileiro de TV Digital-Terrestre); ATSC(Advanced Television Systems Committee ); DVBginga(Digital Vídeo Broadcasting ); ISDB(Integrated Services Digital Broadcasting); DMB (Digital Multimídia Broadcast); SDTV(Standard Definition Television);   HDTV(High-Definition Television); Existem muitas siglas com significados parecidos, lembre-se que sempre que terminar com –T, significa Terrestre; Terminando com –S, ...Satélite; Terminando com –C...Cabo ; Terminando com –H... dispositivos móveis. 
               Os televisores disponíveis nas lojas, padrão Plasma ou LCD, não são obrigatoriamente de Alta Definição (HD), a maioria disponível são Standard, isto é, não tem os necessários    (1820x1080 pixels ), e também não recebem o SBTVD-T,  sem um decodificador.
              Quem recebe os sinais de TV via Satélite, está imune a todos esses percalços, pois sendo captado pela antena, é docodificado pelo receptor, e enviado ao televisor disponível, independente do modelo ou marca.

Jocicler Vieira

Um comentário :

  1. Quero registrar meu parabéns ao colega Jocicler, um assíduo colaborador deste periódico, pelas oportunas "aulas" que nos oferece, mês a mês, sobre tema tão importante quanto o da "comunicação".
    Textos bem redigidos, revestidos de caráter científico, elaborados por quem, de fato, conhece, como poucos, o assunto em pauta. E que,por isso mesmo, podem, e devem,ser objeto de leitura e de estudo em nossas escolas.
    PROF. OSMAR LUCENA FILHO

    ResponderExcluir

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"