domingo, 11 de abril de 2010

Associações piqueenses reúnem-se para debater desafios e perspectivas da agricultura familiar no município

image A Secretaria da Agricultura Familiar, por meio do Secretário Faustino Pinheiro, promoveu um seminário para expor a atual situação das diversas culturas agrícolas do nosso município e apresentar soluções e perspectivas.

Com a presença de secretários, agricultores e vários presidentes de associações, foi iniciado o seminário por volta das 9:00 horas, tendo como palestrante o técnico Pedro de Alcântara Leandro, que transcorreu acerca do mapeamento que a SAF realiza das micro-bacias d'água por regiões, o que vem facilitando o acesso a essas informações, oferecendo condições que tornam mais ágeis as soluções nessa área.
O técnico citou a realização de capacitações para os agricultores, entre elas a de bovinocultura, que teve um crescimento notável de 2001 pra cá. Realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, já beneficiou 40 bovinocultores por meio da distribuição de kit's de ordenha e higienização, conquistados através do programa “Territórios da Cidadania”, do Governo Federal.

O rebanho piqueense cresce cada vez mais com o acompanhamento da SAF, por meio dos seus técnicos, que cobrem todas as localidades do município. Tendo mantido uma administração bastante evolutiva, Piquet Carneiro tem se destacado dos demais como exemplo de eficiência a ser seguido. Mostra recente desse sucesso foi o reconhecimento público que o Governador Cid Gomes e o Secretário do Desenvolvimento Agrário Camilo Santana fizeram a Piquet Carneiro, representado pelo Prefeito Expedito Nascimento, por estar entre os cinco únicos municípios que atingiram 100% de vacinação contra a febre aftosa, sendo premiado com um computador.

A Secretaria capacita os seus técnicos e os disponibiliza no auxílio junto aos produtores rurais em pelo ao menos mais outras 10 atividades, começando pela apicultura, passando por oleaginosas, e ainda incentiva a produção de hortas tanto nas escolas como nas casas.

Com a preocupação de oferecer as condições mais favoráveis possíveis ao desenvolvimento da agricultura familiar, o secretário Faustino Pinheiro promoveu uma reforma significativa na SAF, facilitando o trabalho dos técnicos e melhorando o atendimento aos produtores. Nessa perspectiva está entre as funções dos técnicos identificar as necessidades de cada comunidade, para assim planejar a melhor maneira de intervir eficazmente na resolução de seus problemas. image

Exemplo disso podem atestar as associações das comunidades de Alegre, José de Araújo, Mulungu, Brasília, Catolé da Pista, Balão e Logradouro, beneficiadas com computadores doados pela Secretaria de Justiça do Estado do Ceará, entregues na ocasião, que certamente irão facilitar o trabalho nas referidas associações.

O Prefeito Expedito José do Nascimento é indiscutivelmente um dos maiores incentivadores da qualificação e crescimento da agricultura familiar não só em Piquet Carneiro, mas em todo o Estado, visto os reconhecimentos que vem recebendo e a sua atuação junto à Associação de Prefeitos e Prefeitas do Ceará – APRECE frente a esse segmento, pra não falar na sua originária atuação na Ematerce.
Prefeito, secretários e população demonstram estar determinados em crescer e assumem esse compromisso, o que obviamente não poderia conduzir a outro caminho senão ao do desenvolvimento, como é possível constatar nos quadros a seguir.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"