sábado, 6 de março de 2010

Do mensageiro ao celular XI :TV digital

TV     Os meios de comunicação, especialmente a TV, sempre nos fornecem informações incompletas. O tempo dedicado a noticia é ínfimo se comparado ao ocupado com assuntos banais.
    Quando o assunto é TVD(TV digital), sempre somos lembrados que existem três sistemas: ATSC (EEUU); DVB(Europeu); ISDB (Japão)- que deu origem ao nosso SBTVD.
    A informação parece verdadeira, mas existe a China, que desenvolveu seu próprio sistema (DMB). Parece que não informaram a “grande mídia”, porque esquecer que a China existe é ridículo.
    A digitalização dos sinais de TV é uma conseqüência da evolução, mas o que influenciou diretamente a mudança de analógico para digital foi a criação HDTV(alta definição). O Japão desenvolveu  seu sistema por volta de 1980 (anadigi). Sendo a NHK (estatal )e a Matsushita, as responsáveis pela façanha.
    Nos Estados Unidos a General Instrument apresentou ao mundo o HDTV totalmente digital em1990, deixando o Japão (pioneiro) totalmente defasado. Para aproveitamento de todos os recursos da alta definição o DIGITAL tornou-se imprescindível.
    Nessa época pesquisadores europeus criaram o DVB, um sistema prático, plataforma múltipla(MDH), canal de retorno(RCT), transmissão hierárquica, padrão aberto.
    Japoneses e Europeus optaram  pelo DVB, para suas transmissões via satélite. E de imediato a tecnologia chegou a todos os países, que usam satélites . Com raras exceções nas transmissões via satélite o padrão é DVB-S(SDTV) e DVB-S2 (HDTV). Existem outros sistemas, que não citaremos, já estão defasados e em breve não mais serão usados. Mesmo assim quero lembrar o empenho dessas empresas e pesquisadores que contribuíram com o progresso da humanidade gastando tempo e dinheiro com suas pesquisas.
    Ao final dessa serie, vou descrever o significado de todas as siglas aqui citadas.
                                         CONTINUA...
Jocicler Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"