terça-feira, 23 de março de 2010

APAE de Piquet Carneiro é referência em trabalho social no Estado do Ceará

    Desde 2005, ano de sua fundação, a APAE de Piquet Carneiro vem desenvolvendo atividades educativas, lúdicas e esportivas com os excepcionais piqueenses, além da facilitação de atendimentos médicos, transporte, medicamentos, entre tantos outros benefícios.
    Ao chegar à sede provisória da associação, um dos primeiros ambientes que se nos apresenta é o laboratório de informática, que conta com cinco computadores conectados à internet, onde os alunos têm aulas de informática e entram em contato com as ferramentas disponibilizadas por esse meio de comunicação tão amplo.
    Os apaeanos estudam desde o pré até o 5º ano do ensino fundamental, onde aprendem a ler, escrever, tomando conhecimento do mundo que os cerca e formulando sua consciência crítica acerca desse  mundo; na escola têm a oportunidade de, como quaisquer crianças normais, praticar esportes saudáveis, como futebol, natação, atletismo, e participam de competições regionais, estaduais e até mesmo nacionais. 
image      Dois alunos da APAE já foram premiados pelo seu desempenho em competições: Eduardo Vieira foi o vencedor de um concurso realizado em Iguatú, na categoria dança, no ano de 2007. Já Emanuel, destacou-se como um exímio corredor, se classificando para a etapa nacional das Olimpíadas da APAE.
    Para manter a instituição em pleno funcionamento, a Presidente da  APAE, Ronalda Lacerda, está sempre buscando parcerias e não deixa passar as oportunidades que se apresentam, principalmente os editais publicados pelo Governo do Estado para captação de recursos.
Sua Nota Vale Dinheiro
    A Associação piqueense obteve posição de destaque na arrecadação do programa tributário Sua Nota Vale Dinheiro, o que chamou a atenção da TV Verdes Mares, que esteve em Piquet Carneiro (no dia 18/02) com uma equipe e registrou todas as atividades realizadas pelos excepcionais para exemplificar a boa atuação de uma instituição, que mesmo sendo do interior do Estado não se deixa abater, vai à luta e, como é de se notar, conquista o seu espaço. image
        Um dos benefícios realizados com o dinheiro arrecadado com o programa foi a compra dos computadores para o laboratório de informática.
Projetos e Subvenções
        Para manter-se ativa, realizando suas atividades em progressivo desenvolvimento, a direção da APAE busca captar recursos para a realização de projetos tanto com os alunos como com os pais.
    Desde 2008, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará-STDS, em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC, os apaeanos e seus pais são beneficiados com uma subvenção para a realização de cursos profissionalizantes, como por exemplo a produção de doces e salgados, cabeleireiro, objetivando complementar a renda dessas famílias. Em 2010 esses projetos terão continuidade, pois, em reconhecimento ao importante trabalho que a APAE vem prestando, a STDS aprovou mais uma vez a iniciativa.
    Uma outra conquista merece destaque: por meio do VI Edital de Incentivo às Artes, a Secult premiou apenas 4 projetos para o interior do Estado, entre eles o da APAE Piquet Carneiro, que irá realizar oficinas de dança com os alunos, demonstrando o grau de confiança adquirido pela instituição, independente do órgão que promove os prêmios.
Parcerias
    Em Piquet Carneiro a APAE conta com o apoio indispensável da Prefeitura Municipal, que por meio das suas secretarias, principalmente: SETAS, Saúde, Educação, Agricultura, disponibilizam suas ferramentas para facilitar a movimentação, o atendimento, enfim, a inclusão dessas crianças e adultos especiais.
    Tendo como missão prevenir a deficiência, capacitando e integrando a pessoa portadora de deficiência à sociedade por meios de estimulação, pedagógicos, terapêuticos e do trabalho, a Associação vem obtendo importantes conquistas; entre elas a professora Neila destaca que a dificuldade inicialmente encontrada em relação ao comportamento violento de alguns foi superada e hoje é muito mais fácil trabalhar com os alunos.
    Um dos problemas enfrentados atualmente é a falta de uma sede própria que possa ser construída tendo por base o melhor atendimento a essas crianças, que precisam de instalações especiais, que se adéqüem às suas necessidades. A sede atual funciona numa casa alugada.
image    Ronalda Lacerda demonstra grande satisfação com as conquistas da missão que se dispôs a cumprir, tendo a mesma se dedicado com afinco na redução das impossibilidades dos excepcionais, fazendo tudo que estava a seu alcance durante esses cinco primeiros anos, e reconhece que não teria conseguido se não fosse a colaboração efetiva dos pais que conduziram seus filhos à escola, dando a eles a oportunidade de conviver com outras crianças, de se sentirem especiais ao invés de isoladas. Agradece ainda a grande colaboração que vem sendo dada pela administração Crescendo Com Você, que tem a frente o Prefeito Expedito José do Nascimento, e a Primeira Dama, Graça Martins.
    Se você gostou da iniciativa e deseja conferir esse trabalho, a Escola da APAE está sediada à Rua José Bezerra Lima, s/n, Piquesinho, vizinho ao Posto de Saúde Filomeno.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"