O Haiti foi atingido por um grande terremoto que destruiu quase toda a capital do país e matou mais de cem mil pessoas. Esse terremoto chamou a atenção do mundo para esse país que vive na mais absoluta miséria. É o país mais pobre de todas as Américas.
A possibilidade da população do Haiti vencer a ciclo da pobreza é muito pequena, pois 50% da população é analfabeta e as divergências políticas não deixa o país seguir em frente. Entendo que somente com investimento externo é possível fazer com que a economia do país melhore. Mas como atrair investimento externo se não há mão-de-obra qualificada e não há mercado interno para os produtos.
Com a tragédia do terremoto o país não terá meios de reerguer nem suas moradias quanto mais investir para dar meios ao povo de melhorar um pouco sua vida. Segundo a Wikipédia somente 10% da população fala a língua francesa e 90% fala uma língua local. Esse fator também dificulta o crescimento do país e até a compreensão dos estrangeiros que se encontram lá para ajudar na tragédia.
Atualmente o Haiti praticamente não tem economia vive de pequenas ções e não atinge produção que possa exportar. A população vive nos grandes centros urbanos e na maior precariedade. A renda per capta é muito pequena.
Por mais boa vontade que se tenha e por mais ajuda internacional que o país receba sua população ainda vai viver com muito sofrimento. A própria miséria faz com que o ânimo da população seja baixo e leve a acomodação, é muito pouca a esperança em melhoras.
Nenhum comentário :
Postar um comentário