segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Entrevista: Maria das Graças da Silva Martins Nascimento

   1) Que funções compõem exatamente as obrigações da SETAS?
    Fortalecer as políticas públicas do município visando efetivar a inclusão social; Assegurar o atendimento de qualidade aos seus usuários; Potencializar o atendimento aos beneficiários do Bolsa família- BPF e do Beneficio de Prestação  Continuada -BPC ;Qualificar servidores para o desempenho de suas funções com qualidade e eficiência;Fortalecer os conselhos municipais, para que cumpram o papel de controle social no município; Identificar, monitorar, avaliar e divulgar situações de vulnerabilidade e risco social; Elaborar, implantar, monitorar e avaliar programas e projetos sociais que busquem superar as situações de vulnerabilidades e risco social nos diversos segmentos da sociedade.
    2) Quais programas são desenvolvidos atualmente no âmbito da Assistência Social no município de Piquet Carneiro?
    Programa de Atenção Integral as Famílias - PAIF: Ações Sócio Educativas com as Familias;  Programa Mãe Gestante, Bebê Saudável; Grupo de Convivência da Terceira Idade; Projeto idoso saudável e no Palco com Eficiência; Programa Bolsa Família - PBF; Benefício de Prestação Continuada (BPC) e BPC na Escola; PROJOVEM ADOLESCENTE; PROGRAMA EU SOU CIDADÃO AMIGOS DA LEITURA; PROGRAMA DO LEITE; Programa de Incentivo aos Artesãos; Projeto Primeiro Passo; Projeto Primeiro Passo Estagiário; Benefícios Eventuais.
    3) Piquet Carneiro mais uma vez foi inscrito no SELO UNICEF- Município Aprovado. Que medidas estão sendo tomadas para que o município possa merecer esse reconhecimento?
    O SELO UNICEF avalia o município através de suas políticas públicas: Assistência, educação, saúde e Cultura. Para tanto, o município criou uma comissão intersetorial, envolvendo agentes dessas políticas para que possam de forma integrada, elencar os pontos a serem melhorados em cada setor e a partir dai avançar na qualidade dos serviços prestados.
    O município também nomeou uma coordenadora, baseados em critérios técnicos para mobilizar os diversos agentes no município para avaliação e re-planejamento das ações.
    Dessa forma, estamos todos empenhados para que as políticas públicas possam  desenvolver com qualidade seus serviços e com isso, possa estar sendo contemplado com o Selo UNICEF, Município Aprovado.image     4) O programa Bolsa Família beneficia diretamente as famílias pobres do município. Existem medidas que beneficiem especificamente os jovens?
Sim. No programa Bolsa Família existe o Beneficio Variável Jovem de R$ 33,00 que é destinado ao adolescente de 15 a 17 anos que estiverem matriculados e cursando o ensino regular. Ao mesmo tempo, é ofertado para os mesmos atividades sócioeducativas  de lazer, esporte, cultura  e temas transversais como meio ambiente, entre outros, para o desenvolvimento integral desse adolescente/jovem, através do Projovem Adolescente, no horário contrário ao da escola.
    Outros programas e projetos, como Primeiro Passo e  Projovem trabalhador coloca como prioridade de atendimento o jovem que é cadastrado no Bolsa Família, através de responsável legal, sendo no entanto, o Programa Bolsa Família, referencia para toda a família nos programas e projetos da assistência social
    5) Recentemente aconteceu a II Feira de Artesanato de Piquet Carneiro. Como a SETAS pretende incentivar e promover o desenvolvimento social por meio desse segmento?
    Com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar e da Secretaria de Educação, do Território da Cidadania e especialmente do Prefeito Expedito, conseguimos inserir o nosso artesanato nas feiras regionais, como a de Quixadá e Iguatu. Estamos criando a cultura de valorização no município, sendo realizada mensalmente a feira de artesanato que já conta com a participação e aceitação muito boa dos nossos munícipes. Temos para o próximo ano, alguns projetos a serem implantados nessa área, pretendemos criar um espaço de comercialização no município, mantido pela SETAS para que os artesãos possam comercializar seus produtos; Articulação com a CEART do estado, para que os artesãos possam estar cadastrados a nível estadual e conseguirem a carteira do Artesão, possibilitando os mesmos, comercializarem suas peças com isenção de impostos; Firmar parceria com o Território da Cidadania para que consigamos projetos específicos para essa área; Participar de feiras a nível regional, estadual e nacional e a realização de cursos tanto na área de aprimoramento da produção, como na de gerenciamento.

    6) A AJURC – Associação da Juventude da Região do Catolé da Pista é composta de jovens que almejam melhorar a qualidade de vida do lugar onde vivem. Suas vitórias têm sido constantes. A SETAS pretende expandir essa iniciativa para a sede do município e demais distritos? De que forma, essa expansão está sendo planejada?
A AJURC  é resultado de um projeto,  trabalhar com os jovens, mas  a importância esta no querer e na organização deles. No entanto há necessidade de apóio, de perseverança, de experiência e a integração, até chegar  o momento de edificar. A AJURC como pertence a região já elaborou projetos de água/energia, e foi um sucesso.As comunidades de Vazante, Aba da Serra, Chapada e Cajazeiras agradece.E agora estamos sendo contemplado com Nossa Casa Digital, no Catolé da Pista, através da AJURC, estão indo duas sócias ( Idalina Coleta e Camila Vieira) a Belo Horizonte, fazer uma capacitação na área de informática e administração.Sempre gostei de envolver os jovens no sistema de organização, eu tenho vários objetivos e um deles é trabalhar, a qualidade de vida no relacionamento dentro das organizações jovens, expandindo nos outros distritos e sede, para isso exige tempo, dedicação e responsabilidade e uma expectativa não cumprida gera fracasso. Portanto, tenho que planejar, buscando parcerias para iniciar, espero que em 2010, seja possível.

   7)  Quais foram as principais realizações e conquistas da  SETAS nesses 11 meses de governo?
Estruturação de recursos humanos e equipamentos da Secretaria do trabalho e Assistência Social – SETAS; Reestruturação física, equipamentos e recursos humanos do CRAS; Ampliação dos grupos de convivência da terceira idade para os distritos; Reestruturação do Cadastro Único do Programa Bolsa Família, ampliando equipes, adquirindo equipamentos, realizando o cadastramento e recadastramento e atualizando a base do município; Reestruturação dos Conselhos Municipais e implantação do Conselho do Idoso; Realização das Conferencias Municipais e Distritais da Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente; Reestruturação do Projovem Adolescente; Realização do Governo itinerante nos Distritos na Semana do Município; Criação e fortalecimento do grupo de artesanato com realização de feiras locais e participação em férias regionais; Implantação do projeto Primeiro Passo e Primeiro Passo Estagiário; Captação de recursos junto ao órgão estadual de Assistência Social para implantação de dois projetos: Grupo Ativo e Idoso Saudável e No Palco com Eficiência (pessoas com deficiência); Implantação do BPC na Escola; Realização de eventos do dia do Gari, dia das Mães, dia Internacional do Idoso e dia das Crianças em parceria com as demais secretarias.
    08)  Uma frase.
’’O verdadeiro líder governa através do diálogo’’.
    09)  Um conselho.
Ao iniciar um projeto, estamos sendo observados por uma imensa platéia. Por isso é necessário pensar nas conseqüências antes de tomarmos as decisões. Consequencias são frutos maduros das atitudes tomadas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"