sexta-feira, 30 de outubro de 2009

15 de Outubro – Dia do Professor

image Professor? Mestre, educador, companheiro, responsável por um grande desafio: informar bem, influir no desenvolvimento dos alunos, preparando-os para o exercício da cidadania com liberdade e responsabilidade. Na verdade o professor não ensina apenas por palavras, mas também por suas atitudes, por seus hábitos, seus valores e sua maneira de ser, julgar e agir.
    E é este exemplo que convence, motiva e anima, que os professores devem se preocupar em serem ou servirem de “heróis” e não de “vilões” para seus alunos.
    Profissão árdua, eu que o diga, são 28 anos acompanhando toda essa caminhada nas nossas escolas, vivenciando o dia-a-dia desses alunos, de criança até adultos, conhecendo a cada um; não sei se isso acontece com os mesmos em relação a nós mestres.
    Sentimos a falta de reconhecimento e consciência de muitos que fazem parte da educação, como também da nossa sociedade, que não vê o educador como o pivô do processo facilitador na produção do conhecimento, que dá ao homem sua verdadeira dimensão. Que todos os professores sejam lembrados, reconhecidos e considerados todos os dias do ano.
    Aos meus colegas de longa caminhada o que posso dizer é que tenham esperança, que nossos sonhos e nossas conquistas só nós sabemos até onde alcançamos, mas merecemos muito mais, pois fazemos jus.
    Aos meus colegas iniciantes tenham sonhos de serem reconhecidos como tais, como cidadãos que merecem a oportunidade de crescerem e serem valorizados. É bastante gratificante você saber que os anos que passou no banco de uma escola, de uma faculdade, adquirindo e aperfeiçoando conhecimentos, e transmiti-los aos muitos que hoje são os advogados, os enfermeiros, os professores, os doutores, os padres, e muitos outros profissionais; mesmo que nossa sociedade ainda não tenha consciência disso, nós sabemos que foi o nosso desempenho, esforço e dedicação que contribuiu para a formação desses profissionais.
    Quero registrar a consideração e atenção do Senhor Prefeito Expedito e da Secretária de Educação Wioneide, por convidar nós, professores da rede estadual de educação, para recebermos homenagem junto aos professores do município, na verdade pela primeira vez fomos reconhecidos e queremos deixar ao conhecimento do público nossos agradecimentos e dizer que a festa foi maravilhosa, não deixou a desejar.

“A mudança de cultura na sala de aula não ocorre facilmente e nem se dá de um dia para o outro”

MARIA VANGELA OLIVEIRA DE MENEZES
Profª. Da EEEF. Azarias Fernandes

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"