terça-feira, 8 de setembro de 2009

Terra Prometida

As ruelas de Ibicuã, calçadas com paralelepípedos, e o seu ar de história viva, com certeza me fizeram fugir por alguns instantes da realidade presente para contemplar um pouco do passado movimentado daquele vilarejo que vez por outra, em meio a tiroteios, remonta aos tempos do cangaço.
    Esse mesmo ar místico foi capaz de seduzir à primeira vista um menino de 5 anos, que passou por ali uma única vez no trem a caminho de Crato.
    Ellder Lago, hoje com 59 anos, escreveu um livro intitulado “O Brasil Pelo Avesso”, no qual apresenta a trajetória de uma família nordestina que com o seu jeito simples leva ao Brasil a solução para os problemas sociais que enfrentamos diariamente: educação, economia, política, reforma agrária... O cenário: IBICUÃ.
    Quando indagado a respeito da escolha do ambiente, Ellder me revela: “Eu nunca estive em Piquet Carneiro nem em Ibicuã. Apenas passei de trem quando fui a Crato aos meus 5 anos de idade. Sou natural de Baturité. Então tudo que escrevi no livro sobre esses lindos locais foi por pura intuição. A palavra Ibicuã me parece mágica e eu adotei esse povoado como o cenário do início de uma revolução sem armas. Não consegui encontrar a origem da palavra e então arbitrei como sendo Terra Prometida. Ainda estou nesta dúvida, mas em compensação transformei Ibicuã numa referência nacional, no berço da Grande Revolução.”

image     Hoje Ellder mora na cidade de Extrema-MG. Nosso contato aconteceu exclusivamente por e-mail. O mesmo se prontificou a nos enviar um exemplar do seu livro, que infelizmente não havia chegado até o encerramento desta edição. (À venda em breve aqui em Piquet Carneiro).

2 comentários :

  1. sou natural de piquet carneiro,nasci aqui nesse municipio.moro no distrito de ibicuã e gostei muito de ver o nome de ibicuã divulgado nesse site.gostei mais ainda de saber que existe uma pessoa que nunca morou aq mais que tem coisas boas a dizer desse lugar.......que ja foi cenario de muitas batalhas no tempo dos cangaceiros.mais hoje habita muitas familias humildes,de bom coração...eu me orgulho de morar aqui e nao troco ibicuã por nenhuma cidade.nem mesmo pelo piquet carneiro,tambem ja morei uns dois anos em piquet carneiro,mais nunca fiquei um fim de semana,sem vir em ibicuã..amo esse lugar no qual mora a maior parte de minha familia.avós,mãe,tios primos,inclusive eu que hoje tambem ja tenho minha familia.....um abraço,a quem fez essa materia muito interessante.espero que esse livro seja muito vendido..um abraço tambem a esse autor....obrigado pela oportunidade,de nós poder expressar,o nosso pensamento.

    ResponderExcluir
  2. Em nome do Informe gerAção eu também lhe agradeço Katyane. Muito obrigado pela sua contribução. Volte sempre.

    ResponderExcluir

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"