sexta-feira, 1 de maio de 2009

O QUE É GRIPE SUÍNA?






A gripe influenza A (H1N1), chamada anteriormente de gripe suína ou gripe porcina, é uma doença infectocontagiosa ocasionada por uma variante do vírus influenza H1N1. Apesar do nome não é transmitida pelos porcos, por isso, discute-se a mudança do nome para não ocasionar erros.
Também denominada gripe mexicana, gripe norte-americana, influenza norte-americana ou nova gripe.
A transmissão ocorre apenas entre humanos (pessoa-pessoa). Até o momento não foi registrado nenhum caso de contaminação por contato com animais mas somente pelo contato entre humanos.
O consumo de carne de porco não acarreta doença, uma vez que o vírus é inativado pelo calor. Esta afecção está sendo considerada epidêmica no México, onde o governo já anunciou 12 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e foram anunciados 152 casos de morte suspeitos, levando a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional" com grandes chances de tornar-se uma pandemia.

Um surto de gripe A (nome oficial conferido pela OMS desde 29 de Abril de 2009, também chamada gripe suína ou gripe mexicana, cujos primeiros casos ocorreram no México em meados do mês de março de 2009, veio a espalhar-se pelo mundo, tendo começado pela América do Norte, atingindo pouco tempo depois a Europa e a Oceania. O vírus foi identificado como Influenza A, subtipo H1N1, uma variante nova da gripe suína para a qual não existe uma vacina. Ele contém ADN típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos. Os sintomas da doença são o aparecimento repentino de febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 25 de Abril que a epidemia é um caso de "emergência na saúde pública internacional", significando que os países em todo o mundo deverão acentuar a vigilância em relação à propagação do vírus. No dia 27 de Abril a mesma organização elevou o nível de alerta pandémico para 4, o que significa que se verifica transmissão pessoa a pessoa, com risco de surtos localizados. Dois dias depois, no dia 29, OMS eleva para 5 o nível de alerta, o que significa que há a transmissão da doença entre pessoas em pelo menos dois países com um risco de pandemia iminente. A escala da OMS vai de 1 a 6.



SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE EM BUSCA DO SELO MUNICÍPIO VERDE


Piquet Carneiro, através da sua Secretária Vera Silva, está desenvolvendo ações que visam melhorar a vida da população piqueense, e, como conseqüência galgar a conquista do reconhecimento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente em decorrência do Programa Selo Município Verde.
“O Programa pretende identificar, anualmente, os municípios cearenses que atendam a critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.”, segundo a cartilha explicativa.
A trajetória até a premiação está dividida em três etapas: I – Inscrição e apresentação da documentação; II – Avaliação “in locu” ; III – Certificação.
Para atingir esse objetivo o município tem realizado palestras de conscientização e campanhas educativas, bem como distribuição de mudas. A arborização da sede e da Zona Rural também fazem parte desse programa, sendo que na Zona Rural há o projeto Comunidade Verde, que consiste na distribuição de mudas, realização de palestras e capacitações.
No sentido de reunir aliados nessa luta em defesa do meio ambiente, a SMMA realizou entre os dias 26 a 29 de maio a Capacitação para multiplicadores em Educação Ambiental, que contou com a assistência de 03 técnicos da SEMACE.
Para a Semana do Meio Ambiente, que acontece entre 01 a 05 de junho, está previsto o início da Campanha Educativa para Resíduos Sólidos, ou seja, o lixo das residências; inicialmente a atuação da campanha será apenas no Bairro Centro, e será realizada por estudantes, sendo que para cada rua uma escola irá disponibilizar 10 alunos, denominados de ecovoluntários. Eles serão responsáveis pela distribuição de panfletos de conscientização e conversarão com os moradores (sempre acompanhados por alguém da Secretaria), para que não joguem o lixo na rua, que guardem até que o carro do lixo passe recolhendo, já que os recipientes destinados para se desfazer desses resíduos serão retirados das ruas. O objetivo da ação é conscientizar as pessoas que é delas a responsabilidade de preservar o meio ambiente e que quando fazem isso a cidade fica mais limpa, bonita e agradável.
O Prefeito Municipal Expedito José do Nascimento, apóia as iniciativas da Secretária, e, com o seu apoio, foi criado em maio, através de lei, o Fundo Municipal do Meio Ambiente, que visa reunir todos os recursos destinados a esse fim em uma única conta, para facilitar a sua administração e dar um retorno a população em forma de investimentos.


Piquet Carneiro – CE, 04 de junho de 2009

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"