quinta-feira, 7 de maio de 2009

CONFIRMADOS 4 CASOS DA NOVA GRIPE (H1N1) NO BRASIL

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil teve os primeiros casos da nova gripe H1N1 confirmados nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. Apesar da chegada da doença ao país, inicialmente conhecida como gripe suína, o ministro José Gomes Temporão afirmou que a situação está "totalmente sob controle".

Veja os detalhes fornecidos pelo ministério sobre os quatro casos confirmados:

CASOS DE SÃO PAULO

* Um dos pacientes de São Paulo esteve no México de 17 a 22 de abril. Começou a manifestar os sintomas da gripe no dia 24, e ficou internado de 29 de abril até a última segunda-feira. Este paciente não corre risco de infectar outras pessoas, pois o período de maior risco de transmissão da doença é de dez dias. Ele passa bem e já recebeu alta.

* O segundo paciente de São Paulo esteve no Estado da Flórida, nos Estados Unidos. Ele chegou ao Brasil no dia 28 de abril e começou a manifestar os sintomas da doença no dia seguinte. Não foi internado porque, na época, a Florida ainda não era considerado área afetada pela doença. O paciente foi mantido em isolamento domiciliar e passa bem. Nenhum dos familiares manifestou os sintomas. Também já recebeu alta.

CASO DO RIO DE JANEIRO

* Este é o único paciente brasileiro que ainda está internado. Ele voltou do México no dia 3 de maio, após manifestar os primeiros sinais da doença no dia anterior, ainda fora do Brasil. Ele está desde terça-feira no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, mas passa bem.

CASO DE MINAS GERAIS

* O paciente esteve no México entre os dias 22 e 27 de abril e começou a manifestar sintomas da doença durante a viagem, no dia 26. Ele foi internado no mesmo dia em que chegou ao Brasil e recebeu alta no dia 29. O paciente ficou em isolamento familiar até a última quarta-feira e passa bem. Também não corre risco de infectar outras pessoas.

(Por Ana Paula Paiva)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"